Olá galera dos 6º anos de 2014, sejam todos bem vindos ao cef 17 de Taguatinga.
Essa é a nossa página de História. Aqui, vocês encontrarão textos, vídeos, atividades, jogos e muito mais.
O nosso blog funciona como uma ferramenta a mais na busca do conhecimento.
Bons estudos.
Professor Carlos Alberto.
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Professor Carlos Alberto.
Vamos fazer uma viagem pela pré-história através de alguns vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=QjhgvWgEYwg
http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A
Idade da Terra
Ver artigo principal: Evolução da vida e formação da Terra
Ver artigo principal: História da Terra
O planeta Terra existe há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Mas na maior parte desse longuíssimo tempo não havia sinal de vida sobre a Terra. As primeiras formas de vida que surgiram através de milhões de anos foram se tornando mais completas e evoluídas, até chegar aos grandes animais e ao aparecimento dos grandes hominídeos, há cerca de 2 milhões de anos.
A vida na Terra
| |||||
Era
| Era primitiva | Era primária | Era secundária | Era terciária | Era quartenária |
Duração
| Mais de um bilhão de anos | 300 milhões de anos | 150 milhões de anos | 50 milhões de anos | Um milhão de anos |
Características
| Intenso vulcanismo; Formação dos oceanos, lagos e rios; Cadeias de montanha; Primeiras formas de vida (algas e bactérias). | Aparecimento de florestas pantanosas e grande quantidade de plantas pelos continentes; Surgimento de insetos, peixes, répteis e anfíbios; Fósseis de animais. | Plantas floridas e frutíferas; Plantas coníferas; As primeiras aves; Primeiros mamíferos; Répteis gigantes (os dinossauros). | Formação de cadeias de montanhas rochosas; Desenvolvimento dos primatas; Desenvolvimento dos símios (macacos); Aparecem os hominídeos (Australopithecus) | Aparecimento do Homo sapiens; Período em que vivemos. |
Origem da espécie humana
Chamamos de hominídeos todas as espécies de primatas em que inclui o homem moderno. Os cientistas acham que foi aproximadamente há um milhão e meio de anos que algumas espécies de hominídeos começaram a se distinguir dos outros animais por sua capacidade de fabricar armas rudimentares de pau e pedra (para se defenderem e para caçar) e descobriram que certas coisas da natureza podiam ser utilizadas como utensílios.
O mais antigo hominídeo, com sinais de inteligência, foi descoberto no sul da África, numa gruta onde se encontravam ossadas fósseis, de vários hominídeos da mesma espécie, dando a entender que já viviam em grupo. Juntamente foram tiradas pedras que tinham sido trazidas de rios bem distantes, já com intenção de aproveitá-las como utensílios.
Evolução Humana
Ver artigo principal: Evolução humana
O ser humano evoluiu a partir dos primatas. A pré-história dos nossos ancestrais encontra-se ainda muito obscura, por falta de documentos e vestígios, mas as pesquisas e estudos continuam, trazendo sempre novas descobertas e luzes sobre o nosso passado. Foram encontrados e estudados vários fósseis que permitiram conhecer diversos estágios pelos quais passou o ser humano em sua trajetória.
Geralmente, aceita-se que foi na África que tiveram origem os primeiros hominídeos, os primeiros seres com sinais de inteligência.
Australopithecus
Em 1924, Raymond Dart descobriu, na África do Sul, um fóssil primata que ficou conhecido como Australopithecus (que significa "macaco do sul"). As análises provaram que não se tratava de ossada de macaco, mas sim de um hominídeo. Estudos posteriores concluíram que se tratava de um ancestral humano com as seguintes características: bípede de postura semi-ereta, altura entre 1 m e 1,5 m, mãos livres que lhes permitia usar objetos (pedras, madeira) para melhor defender-se e sobreviver. A posição semi-ereta e a liberdade das mãos, mais o uso de sua iniciante capacidade intelectual, davam ao Australopithecus vantagens sobre os animais mais fortes e sobre o meio-ambiente.
Pithecanthropus erectus
O Australopithecus ocupou as terras de parte da África e ganhou as regiões temperadas da Ásia e Europa, evoluindo para Pithecanthropus erectus na ilha de Java.[carece de fontes] Em 1891, foi encontrado um fóssil desse Homo erectus na ilha de Java. Depois encontraram-se outros fósseis desse mesmo estágio de evolução na Alemanha e na China (em Pequim).
Pelos estudos se chegou à conclusão de que tinham as seguintes características: eram bípedes, de posição ereta, dentição já próxima do homem atual, crânio mais desenvolvido, mandíbula maior que a do Australopithecus, eram robustos e mediam de 1,40 m a 1,70 m. Viviam em cavernas, já faziam utensílios e armas de madeira e de pedra com duas faces cortantes.
Homem de Neandertal
Em 1856, foi encontrado no vale de Neander (Alemanha), um fóssil com características mais evoluídas que o Pithecanthropus erectus. Recebeu o nome de Homem de Neandertal (que significa "novo homem do vale"). Com as mesmas características foram encontrados fósseis na Bélgica, no norte da África e na Ásia Menor. Suas características principais eram: bípede ereto, altura de 1,60 m, cérebro parecido com o do homem moderno, robusto, pernas curtas e o queixo quase igual ao do homem atual.
Os homens de Neandertal moravam em cavernas, já construíam muros de pedra como defesa e quebra-vento, usavam armas e utensílios mais trabalhados, furavam lascas de pedra para fazer machados e enterravam seus mortos, demonstrando já um começo de sentimento religioso. Já tinham conhecimento do uso do fogo. Viviam em regiões de climas bem diferentes e sofreram o efeito das primeiras glaciações da Terra e bruscas mudanças de temperatura.
Homem de Cro-Magnon
Em 1868, foram descobertos esqueletos na França, em Cro-Magnon (que significa "grande buraco"). Foram encontrados também fósseis do mesmo estágio de civilização numa gruta em Grimaldi (Itália), na República Tcheca e em muitos outros lugares. Trata-se do nosso ancestral mais direto que apareceu por volta de 40.000 anos atrás. Suas características principais eram: robusto, estatura elevada (1,80 m) e traços físicos do homem atual. Pelos utensílios e sinais da civilização que deixou já demonstrava uma inteligência mais evoluída. Por isso foi também chamado de Homo sapiens ("homem sábio"). Fabricou mais de uma centena de objetos diferentes com as mais variadas utilidades, inclusive ornamentais.
Polia pedra, esculpia madeira e osso; suas armas traziam esculturas de animais; fazia arpões, anzóis, lanças e agulhas de osso para costurar suas roupas de pele. Tinha sepulturas coletivas. Foi grande pescador e caçador.
Daí por diante, os seres humanos foram se aperfeiçoando, melhorando suas técnicas de domínio sobre a natureza, desenvolvendo sua cultura e se organizando em sociedades, as quais foram as civilizações antigas.
ESSA ATIVIDADE VALE UM PONTO. RESPONDA E ENTREGUE AO PROFESSOR CARLOS
ESSA ATIVIDADE VALE UM PONTO. RESPONDA E ENTREGUE AO PROFESSOR CARLOS
Questões sobre o texto acima:
1- Que são os hominídeos?
2- De que maneira os hominídeos se distinguiram das outras espécies?
3- Por que podemos afirmar que a pré-história dos nossos ancestrais encontra-se ainda muita obscura?
4- Onde, provalvemente, tiveram origem os primeiros hominídeos?
5- Qual a importância da descoberta do Australopithecus?
6- Quais as principais características do Autralopithecus?
7- Que hominídeo evoluiu do Australopithecus?
8- Quais as principais características desse hominídeo?
9- Quem foi o Homem de Neandertal e onde foram encontrados fósseis dessa espécie?
10- Quais as principais características desse hominídeo?
11- Que espécie de hominídeo apareceu por volta de 40.000 anos atrás?
12- Quais eram suas principais características?
13- O que aconteceu desse estágio em diante com os seres humanos?
Cronologia
- 300.000 – primeira (questionada) evidência de uma cerimônia de enterro de mortos. Num sítio arqueológico como o de Atapuerca na Espanha, foram encontrados ossos de 32 indivíduos no buraco de uma caverna.[1]
- 130.000 – Evidência de uma cerimônia de enterro. Neanderthals enterravam os mortos em sítios como os de Krapina na Croácia.[1]
- 100.000 – O mais antigo ritual de enterro de seres humanos modernos é considerado como originário de Qafzeh em Israel. Há duas cerimônias do que se supõe serem uma mãe e uma criança. Os ossos foram manchados com ocre vermelho.[2][3]
- 100.000 a 50.000 – Aumento do uso do ocre vermelho em vários sítios arqueológicos da Idade da Pedra. O ocre vermelho é considerado de grande importância nos rituais.
- 70.000 – traços de culto a cobras descobertos em Ngamiland, região da Botswana.[4]
- 50.000 – Humanos evoluem em gestos associados com o comportamento do homem moderno. Muito desta evidência tem origem na Idade da Pedra Tardia em sítios africanos. Este comportamento denominado de moderno abrange habilidades com a língua, o pensamento abstrato, simbolismo e religião.[3]
- 42.000 – cerimônia de rituais de humanos no Lago Mungo (Austrália). O corpo aparece respingado por grande quantidade de ocre vermelho. Isso é considerado como uma evidência de que o povo australiano importou os rituais que eram praticados na África.
- 40.000 – início do Paleolítico Superior na Europa. Há uma abundância de fósseis incluindo cerimônias elaboradas de enterro de mortos; registro arqueológicos das chamadas vênus paleolíticas e arte rupestre. As estatuetas de Vênus são consideradas deusas da fertilidade. As pinturas de caverna em Chauvet e Lascaux são consideradas representativas da manifestação de um pensamento religioso.
- 30.000 – O mais recente registro da cerimônia de enterro de um shaman (pajé ou sacerdote).[5]
- 11.000 – início da Revolução Neolítica.
Períodos pré-históricos
Dentro da divisão da história elaborada pelos europeus, a origem da humanidade e as primeiras formas de organização dos grupos humanos constituem o período mais longo de nosso passado. Convencionou-se dividir esse período em três grandes momentos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Paleolítico
Ver artigo principal: Paleolítico
Dentro deste período, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Lascada, existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas, existe uma certa tolerância quanto aos limites temporais:
-
- Paleolítico Inferior (de 2 500 000 - 2 000 000 até 300 - 100 000 anos atrás) [1]
- Paleolítico Médio (300 - 200 000 até 40 - 30 000 anos atrás) [2]
- Paleolítico Superior (40 - 30 000 até 10 - 8000 anos atrás) [3]
ou ainda uma outra divisão em dois sub-períodos que tem por base o aparecimento do Homo sapiens
-
- Paleolítico Inicial ou "Antigo" - onde se incluem o Paleolítico Inferior e o Médio da divisão anterior.
- Paleolítico Recente - que corresponde ao Paleolítico Superior da divisão anterior.
Significado
A palavra "paleolítico" vem do grego e significa antiga pedra.Duração
É o período da história humana compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.Características
- Descoberta dos meios de interação com a natureza.
- Vive em pequenos grupos nômades e se abriga em cavernas.
- Desenvolve a linguagem para se comunicar.
- Fabrica utensílios de pedra, osso, madeira. Aparecem machados, martelos, lâminas cortantes e arpões feitos de pedra lascada.
- Fabrica anzóis e agulhas de osso, arco e flecha de madeira.
- Usa trajes de pele para se abrigar do frio.
- Caça, pesca e colhe frutas e raízes como meio de vida.
- Usa o fogo para cozimento de alimentos e defesa contra animais.
- Inicia a arte (pinturas) nas cavernas: figuras de animais, de cadáveres e cenas de caça. São famosas as pinturas rupestres nas cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França).
- Acredita na magia e tem sentimento religioso: enterrava os mortos e protegia os túmulos com pedras. A arte nas cavernas tinha um sentido de magia para eles.
Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Esta arte, que consistia em representações pictóricas gravadas nas paredes e tetos rochosos das cavernas habitadas ou também em superfícies rochosas ao ar livre, permitia a troca de idéias e a manifestação de sentimentos.
Mesolítico
http://www.youtube.com/watch?v=lLMHHzqrkA4
Ver artigo principal: Mesolítico
De 20 a 10 mil anos, também é vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Intermediária.Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.
Neolítico
http://www.youtube.com/watch?v=SxJWnzBPqsAhttp://www.youtube.com/watch?v=Ju4UQnSRaDw
Ver artigo principal: Neolítico
De de 10 a 6 mil anos, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Polida.Significado
Neolítico vem do grego e significa "nova pedra".Duração
É o período da história do homem compreendido entre 18 mil e 5000 anos antes de Cristo.Características
- O homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza.
- O clima da terra se torna mais ameno e favorável à vida.
- Vive em grupos maiores (clãs e tribos), primeiras aldeias. Passa de nômade a sedentário.
- Melhoria nas habitações: o homem sai das cavernas e mora em casas (paliçadas e palafitas) construídas por ele.
- Aperfeiçoou seus utensílios de pedra, osso e madeira, polindo-os. Surgiram foices, lâminas cortantes, enxadas, machados e centenas de utensílios, armas e instrumentos. Utilizou o barro para fazer potes e jarros de cerâmica.
- Fez jangadas, canoas e barcos e navegou pelos mares.
- Melhorou os trajes com os teares manuais que faziam roupas de fibras vegetais (linho) e lã.
- O homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tração animal. As tarefas agrícolas eram de responsabilidade das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e às tarefas pesadas.
- Dedicou-se à domesticação de animais para a alimentação e transporte.
- Com a invenção da roda apareceram carroças rudimentares.
- Manifestação de religião primitiva baseada nos fenômenos da natureza (fogo, raio, trovão, tempestades, ventos, chuvas), nos astros, etc.
- Aparecem monumentos e construções com grandes pedras, provavelmente por motivos religiosos. Surgem os monumentos megalíticos (menires e dólmens), que eram grandes pedras fincadas no chão sustentando outras pedras gigantescas. Foi o início das gigantescas construções que vão surgir com as civilizações seguintes.
- A arte desenvolveu-se com gravação de figuras em osso, pedra e madeira, e a arte da argila desenvolveu-se com modelagem de potes, vasos, estatuetas e pinturas em cerâmica.
Idade dos Metais
http://www.youtube.com/watch?v=_d3Hf1yWepEhttp://www.youtube.com/watch?v=v6b1hJQ2EuY
Ver artigo principal: Idade dos Metais
Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3500 a.C.Duração
É o período da Pré-História do homem compreendido entre 5000 a 4000 anos antes de Cristo.Características
- Com a descoberta do uso dos minérios, como o cobre, o bronze e o ferro, o homem do neolítico dá um grande passo para o progresso, abrindo nova era chamada de Idade dos Metais.
- As aldeias agrícolas crescem e dão lugar aos centros urbanos com vários melhoramentos. Vão surgindo cidades-estados e pequenos reinos com poder centralizado.
- Surgem novas armas, mais poderosas, o que permitiu a alguns reinos dominarem outros pela guerra, formando-se assim os primeiros impérios com a presença de escravos.
- As novas civilizações da Idade dos Metais procuram desenvolver-se perto dos grandes rios e vales.
- A agricultura tomou impulso com novas técnicas (drenagem, irrigação) e novos instrumentos. Aparece o comércio (à base de trocas), a navegação progride com barcos a vela.
- Ao final da Idade dos Metais, por volta de 4000 a.C., aparecimento da escrita, dá-se a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito.
Evolução
Idade | Período | Ferramentas | Economia | Habitação | Sociedade | Religião |
---|---|---|---|---|---|---|
Idade da Pedra | Paleolítico | Ferramentas feitas a mão e objetos encontrados na Natureza – porrete, pedra lascada,machadinha, raspador, lança, arpão, agulhas, furadores | Caça e coleta | Vida móvel – cavernas, mucambos, muitas vezes perto de rios e lagos | Bando de coletores e caçadores (25–100 pessoas) | A crença em vida após a morte aparece primeiramente no fim do Paleolítico, caracterizada pela aparição de rituais de enterro de mortos e culto aos ancestrais. As funções de sacerdote e serventes de santuário aparecem na pré-história. |
Mesolítico | Ferramentas feitos a mão e e objetos encontrados na Natureza – arco e flecha, cesta de peixe, barco | Tribos e bandos nômades | ||||
Neolítico | Ferramentas feitas a mão e e objetos encontrados na Natureza – cinzel, enxada, jugo, arada, foice, tear, objetos de barro (olaria) e armas | Revolução Neolítica - transição para agricultura. Coleta, caça, pesca e domesticação | Hortas | Tribos e aparição de grupos com líderes em algumas sociedades neolíticas no fim do período. | ||
Idade dos Metais | Idade do Bronze | Ferramentas de cobre e bronze, roda de oleiro | Pecuária, agricultura, artesanato, comércio (trocas) | |||
Idade do Ferro | Ferramentas de Ferro | Formação de cidades | Formação de estados. Formação de estados começa durante o início da idade do bronze no Egito e na Mesopotâmia e durante o fim da idade do bronze, os primeiros impérios são fundados. |
Religião
Ver artigo principal: Religião pré-histórica
Apesar de convencionar-se a consolidação da religião no período Neolítico, a arqueologia registra que no Paleolítico houve uma religião primitiva baseada no culto à mulher e à idealização da Deusa mãe,[6][7][8][9] ao feminino e a associação desta ao poder de dar a vida.[10] Foram descobertas, no abrigo de rochas Cro-Magnon em Les Eyzies, conchas cauris, descritas como "o portal por onde uma criança vem ao mundo" e cobertas por um pigmento de cor ocre vermelho, que simbolizava o sangue, e que estavam intimamente ligados ao ritual de adoração às estatuetas femininas; escavações apresentaram que estas estatuetas, as chamadas vênus neolíticas eram encontradas muitas vezes numa posição central, em oposição aos símbolos masculinos localizados em posições periféricas ou ladeando as estatuetas femininas.[11]Arte
http://www.youtube.com/watch?v=-JpmqMlqgSU
Ver artigo principal: Arte da Pré-História
Embora esse período seja chamado de Pré-Historia, não é correto chamá-lo assim, porque não existe anterioridade à História e sim à escrita. No entanto existia uma forma de comunicação chamada de pintura rupestre ou gravura rupestre, que podem ser considerados como a "escrita" pré-histórica.Os desenhos ensinam muito sobre os humanos primitivos, como, por exemplo, que eram animistas, ou seja, acreditavam que os elementos da natureza, como a água, o sol, o fogo, a terra, e outros, tinham alma e eram deusas ou eram governados por deusas. Muitas dessas figuras mostram cenas de caça ou de adoração às deusas. A arte rupestre nas paredes também poderia demonstrar às deusas os animais a serem caçados.
No Paleolítico Superior (40.000 a 10.000) registra-se a arte rupestre (tais como as famosas pinturas de Chauvet, Altamira, Pech Merle, e Lascaux), a Vênus de Willendorf e arte ao ar livre como a monumental no Vale Côa e Mazouco (Portugal), Domingo García e Siega Verde, ambas na Espanha e Fornols-Haut (França).
A transição para a civilização
As transições são lentas e graduais. Assim aconteceu do Paleolítico para o Neolítico, e deste para a Idade dos Metais. A partir do XX milênio a.C., nos vales do Tigre, do Rio Eufrates e do Nilo, aconteceu a passagem para a civilização; ou, como dizia Gordon Childe, a Revolução Neolítica. Tudo estava mudando. Para garantir seu território, os homens pré-históricos que estabeleceram as primeiras aldeias esforçaramVAMOS VER AGORA A TEORIA CRIACIONISTA
http://www.youtube.com/watch?v=aZP0lF0TBsc
http://www.youtube.com/watch?v=ZRh_wMvKGP4
Criacionismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Para outros significados, veja Criacionismo (desambiguação).
O criacionismo é a crença religiosa[1] de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução.[2] Desde o desenvolvimento da ciência evolutiva a partir do século XVIII, vários pontos de vista criados tiveram como objetivo conciliar a ciência com a narrativa de criação do Gênesis.[3] Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas foram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos. À medida que a controvérsia da criação versus evolução se desenvolveu, o termo "anti-evolucionistas" tornou-se mais comum, então, em 1929, nos Estados Unidos, o "criacionismo" tornou-se o primeiro termo especificamente associado com a oposição fundamentalista cristã para a evolução humana e a crença em uma Terra jovem, embora seu uso tenha sido contestado por outros grupos que acreditavam em vários outros conceitos de criação.[4]
Desde os anos 1920 o criacionismo, na América, foi estabelecido em nítido contraste com as teorias científicas, como a da evolução,[5][6] que decorrem a partir de observações naturalistas do Universo e da vida. Criacionistas estritos[7] acreditam que a evolução não pode explicar adequadamente a história, a diversidade e a complexidade da vida na Terra.[8] Criacionistas rigorosos das religiões judaica e cristã geralmente baseiam a sua crença em uma leitura literal do mito da criação do Gênesis.[7][9] Outras religiões têm diferentes mitos da criação,[10][11][12] enquanto que os diferentes membros de religiões individuais variam em sua aceitação das descobertas científicas. Em contraste com os criacionistas estritos, os criacionistas evolucionários sustentam que, embora as contas de evolução para a natureza da evolução da biosfera, por si só é cosmologicamente atribuível a uma divindade criadora.[13]
Quando a corrente principal da pesquisa científica produz conclusões teóricas que contradizem a interpretação criacionista estrita da escritura, os criacionistas muitas vezes rejeitam as conclusões da pesquisa[14] ou as suas teorias científicas[15] ou sua metodologia.[16] A rejeição do conhecimento científico tem suscitado controvérsias políticas e teológicas.[2] Dois ramos derivados do criacionismo—"ciência da criação" e "design inteligente"—têm sido caracterizados como pseudociência pela comunidade científica dominante.[17] A mais notável preocupação contesta a evolução dos organismos vivos, a ideia da origem comum, a história geológica da Terra, a formação do sistema solar e a origem do universo.[18][19][20][21]
UMA OUTRA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
ESSA ATIVIDADE VALE UM PONTO. RESPONDA E ENTREGUE AO PROFESSOR
ATIVIDADES SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA
Capítulo 1
1) Por que o estudo da História é importante?
2) Compare o trabalho de um historiador e de um detetive e cite o que eles apresentam de semelhante e
diferente.
3) Complete:
a) As fontes históricas testemunham_____________________________________________.
b) As fontes históricas são classificadas em________________e______________________.
4) Qual a importância do calendário?
5) Como é contado o tempo no calendário cristão?
6) Escreva em algarismos romanos os séculos seguintes:
a) 15______ b) 18______ c) 20______ d) 7______ e) 14_______ f) 3_______
g) 8_______ h) 16______ i) 13_______
7) Responda em algarismos romanos, a que séculos pertencem os anos seguintes:
a) 1996_________ b) 1800_________ c) 1000_______ d) 716________
e) 330 aC__________ f) 2000________ g) 1500_________ h) 23 aC_________
8) Indique o ano que começa e que terminam os seguintes séculos:
a) II______________________ b) VIII____________________
c) XX_____________________ d) X______________________
e) XV_____________________ f) XVIII___________________
g) IX_____________________ h) XII_____________________
i) XIX_____________________
9) Faça a correspondência:
a) Idade Antiga b) Idade Média c) Idade Moderna d) Idade Contemporânea
( ) Vai do século XV ao XVIII - da queda do Império Romano do Oriente à Revolução Francesa.
( ) Do século V ao XV - da queda do Império Romano do Ocidente à queda do Império
Romano do Oriente.
( ) Do surgimento da escrita ao século V com a queda do Império Romano do Ocidente.
( ) Do século XVIII até os dias atuais, tem início com a Revolução Francesa.
Capítulo 2
1) Qual o significado do termo Pré-História?
2) Quais os marcos utilizados para o início e o fim do período pré-histórico?
3) Como se divide tradicionalmente a pré-história?
4) Os arqueólogos também trabalham como detetives? Justifique a sua resposta?
A ALIMENTAÇÃO NA PRÉ-HISTÓRIA
⋆ Pré- história → período que marca as atividades humanas desde suas origem até o aparecimento da escrita – 4000 a.C.
✓ Há 3,5 milhões de anos surgem os primeiros mamíferos semelhantes ao homem, e já caminhavam em dois pés;
✓ O homem pré-histórico tem suas mãos livres para ir em busca de alimento, retirar caracóis das conchas, pegar frutos das árvores e lançar-se sobre outros animais mais velozes.
- Cria todo tipo de armas, arpões, lanças, redes de pesca, arcos, flechas, armadilhas.
- Muda sua alimentação que antes era apenas de vegetais e frutas para uma alimentação baseada na sua caça; passa então a comer carne.
- Essa passagem da alimentação vegetariana para carnívora traz sérias conseqüências na vida do homem. Ele passa a se organizar em grupos para melhor reunir esforços para atrais suas presas em emboscadas, esfola-las, esquarteja-las, e depois leva-las até uma árvore, caverna ou gruta onde o grupo estava fixado; para então com os demais companheiros, devorar a presa.
- Viviam nesses locais enquanto houvesse frutas, raízes, legumes, peixe ou caça, colhiam grão de trigo e faziam farinha; mas quando a comida se tornava escassa, os grupos saiam em busca de novo local onde oferecesse mais alimento. O homem torna-se desta forma nômade.
✓ Com a dieta carnívora, o homem acostumou-se ao sal encontrado na carne e passa a depender dele. Quando abandona o consumo de carne ou reduz a quantidade ingerida, procura outra fonte de sal para compensar.
- Aparece então o canibalismo. Grupos inteiros tornavam-se canibais porque lhes faltavam a proteína da carne.
- O canibalismo também fazia parte de rituais mágicos; os inimigos eram comidos com muito prazer,não pro gulodice ou fome, mas porque acreditavam que ao serem comidos, suas qualidades eram transferidas.
A DESCOBERTA DO FOGO
⋆ A crença na comida quente é bastante antiga, e o fogo mais antigo ainda. Começou a ser usado há cerca de 1,5 milhão de anos e foi importante para diferenciar os homens dos animais.
- O fogo era associado á magia e ao sobrenatural, era calor e luz; ele aquecia o homem nas noites frias, mantinha as feras afastadas, e logo seria usado para assar a caça ou a pesca. Desta forma a carne deixa de ser consumida crua e passa a ser assada diretamente sobre as chamas ou nas brasas presas por um espeto.
- O fogo vai mudar também as habilidades culinárias; o homem começa a fabricar pigmentos a partir do cozimento da gordura animal, como o sangue ou a albumina dos ovos, usando essas misturas para desenhar representações dos animais que caçava e outras figuras.
- Também o fogo vai contribuir para a conservação dos alimentos; as técnicas mais antigas surgiram na pré-história, quando o homem aprendeu que os alimentos se deterioravam no ar e no calor, perdendo sua pureza e propriedades nutritivas.
Os cereais passaram a ser torrados sobre as brasas na pedra, e as carnes, aves e pescados, defumados ou secos por exposição ao calor do fogo; somente mais tarde é que foram secas por exposição ao sol, bem como as frutas e vegetais.
- O fogo foi também o primeiro tempero descoberto pelo homem, uma vez que o sabor de uma comida dependia ( depende) da temperatura em que ela é consumida.
✓ Também na pré-história, o homem aprende a cultivar a terra e a tirar dela alimentos necessários a sua subsistência. A caça até então era praticada de modo precário; o caçador andava quilômetros para encontrar apenas o estritamente necessário para sua alimentação. E como a população caçadora vinha crescendo, e com isso ocorrendo escassez de alimentos, era preciso arrumar uma nova forma de sobrevivência.
- O homem então descobre que uma semente germinada dá origem a uma nova planta que serve para alimentá-lo. Começa então a semear e colher sevada, trigo, milho, batata, feijão, mandioca e arroz.
- Nesse momento percebem que, para que esses grãos se desenvolvam, é necessário que sejam vigiados dos animais, pássaros e do próprio homem, então , mantêm-se nos acampamentos deixando com isso de serem nômades.
- Percebem a influência dos fenômenos naturais (meteorológicos) sobre a terra; observando o sol, a lua, as estações chuvosas ou de enchentes, sobre a melhor época de semear e de colher.
- As presas capturadas passam a ser mantidas vidas por mais tempo, dessa forma garantem um abastecimento mais prolongado de carne fresca. Dá-se inicio então a domesticação de animais.
A primeira criação foi de abelhas, seguida de antílopes, veados, hienas, cães, carneiros, cabras, vacas, ovelhas, porcos e galinhas.
- O homem fixa a terra, inventa novos instrumentos e aperfeiçoa outros; começa a trocar experiências com outros povos e grupos vizinhos; surge o comércio e as primeiras aldeias.
- Surgem utensílios de cerâmica, paras armazenar e conservar os alimentos; a alimentação humana passa a ser mais variada; o homem pode então iniciar-se na culinária propriamente dita – cozinhando alimentos e usando os condimentos descobertos.
- O alimento passa a ser preparado com antecedência, não tendo mais necessidade de ser assado quando o caçador voltava para seu abrigo;
AGORA QUE JÁ ESTUDAMOS UM POUCO DA EVOLUÇÃO DO SER HUMANO NA PRÉ-HISTÓRIA, IREMOS CONHECER COMO SE FORMARAM AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES. COMEÇAREMOS PELO POVO EGÍPCIO QUE SE DESENVOLVEU NO NORTE DA ÁFRICA HÁ MUITO TEMPO ATRÁS...
BONS ESTUDOS
Introdução
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).
A importância do rio Nilo
Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
Sociedade Egípcia
A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.
Escrita no Egito Antigo
A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.
Os hieróglifos egípcios foram decifrados na primeira metade do século XIX pelo linguísta e egiptólogo francês Champollion, através da Pedra de Roseta.
Hieróglifos: a escrita egípcia
Economia
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).
Religião no Egito Antigo: a vida após a morte
A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.
Mumificação
Mumificação
Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).
Civilização
A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.
Arquitetura egípcia
No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.
VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE O POVO DO ANTIGO EGITO
http://www.youtube.com/watch?v=gobQ4F9cpUc
http://www.youtube.com/watch?v=SgxE4TUrPx4
http://www.youtube.com/watch?v=_mJt3Dz05DQ
http://www.youtube.com/watch?v=QXI-wxabfG0
http://www.youtube.com/watch?v=z5OhMrKr2n4
VAMOS AO MUSEU DO CAIRO NO EGITO...
http://www.youtube.com/watch?v=0UYsDktARZQ
CURIOSIDADES SOBRE O EGITO
VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE O POVO DO ANTIGO EGITO
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VAMOS AO MUSEU DO CAIRO NO EGITO...
http://www.youtube.com/watch?v=0UYsDktARZQ
CURIOSIDADES SOBRE O EGITO
Curiosidades sobre o Egito Antigo
- Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.
- No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.
- No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir benção ao casamento.
- Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada.
- As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.
- Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.
- As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.
- As meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.
- Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola.
- Os sarcófagos dos faráos eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago.
- O faraó começava o dia fazendo oração para os deuses, pedia proteção e força para resolver as questões da administração do Egito.
- No Egito Antigo havia o divórcio. As mulheres podiam ficar com os filhos e também com parte dos bens do casal. Elas podiam também se casarem novamente.
- As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões.
- Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.
- Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.
VAMOS JOGAR...
http://www.ojogos.com.br/jogo/Descobrindo-o-Egito.html
A MULHER NA SOCIEDADE EGÍPCIA ANTIGA
VAMOS JOGAR...
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A MULHER NA SOCIEDADE EGÍPCIA ANTIGA
As mulheres no Egito eram respeitadas e, essencialmente, valorizadas pela sua função geradora de vida.As relações que se estabeleciam entre o homem e a mulher do Egito Antigo baseavam-se no pressuposto da vida e da continuação dela, resultando daí o destacado papel da mulher e a importância que lhe estava consagrada na função maternal.
Nos estratos mais altos da sociedade a mulher é protegida pela lei, quer estivesse solteira, casada, divorciada ou viúva, sendo reconhecida na sociedade egípcia como uma cidadã respeitada com lugar próprio e abrangida por direitos e deveres. Mesmo as mulheres comuns têm uma posição respeitável dentro de casa como companheira do homem.
Desde os tempos mais antigos, as mulheres egípcias já tinham um lugar na sociedade: era comum, por exemplo, considerar da mesma importância a filiação paterna e materna, e no caso de morte a mulher assumia a chefia da família, até mesmo para tratar de assuntos com o Estado. Mas a igualdade entre mulheres e homens não existe em todas as situações. Se elas podem ser sacerdotisas no templo de Amon, ao lado dos homens, podem ser assassinadas legalmente pelos seus maridos, em caso de traição.
De modo geral, quando desempenha funções religiosas nos templos, as mulheres limitam-se a cantar e tocar instrumentos, e os homens fazem o possível para manter o seu poder sobre elas.
http://www.youtube.com/watch?v=VyZnN6B4n8Y
Olá galera; como estão as aulas de História? Não sei quando voltarei, mas estarei sempre postando algum texto ou vídeo sobre o que vocês estiverem estudando com a nova professora. Bons estudos e aproveitem o blog como uma ferramenta a mais na busca do conhecimento.
Até breve. Prof. Carlos.
Nos estratos mais altos da sociedade a mulher é protegida pela lei, quer estivesse solteira, casada, divorciada ou viúva, sendo reconhecida na sociedade egípcia como uma cidadã respeitada com lugar próprio e abrangida por direitos e deveres. Mesmo as mulheres comuns têm uma posição respeitável dentro de casa como companheira do homem.
Desde os tempos mais antigos, as mulheres egípcias já tinham um lugar na sociedade: era comum, por exemplo, considerar da mesma importância a filiação paterna e materna, e no caso de morte a mulher assumia a chefia da família, até mesmo para tratar de assuntos com o Estado. Mas a igualdade entre mulheres e homens não existe em todas as situações. Se elas podem ser sacerdotisas no templo de Amon, ao lado dos homens, podem ser assassinadas legalmente pelos seus maridos, em caso de traição.
De modo geral, quando desempenha funções religiosas nos templos, as mulheres limitam-se a cantar e tocar instrumentos, e os homens fazem o possível para manter o seu poder sobre elas.
http://www.youtube.com/watch?v=VyZnN6B4n8Y
Introdução
A sociedade egípcia antiga possuía uma vida muito diversificada, já que a sociedade era muito complexa. Em função do grande desenvolvimento cultural, econômico e social, os egípcios possuíam uma vida cotidiana marcada por várias atividades.
A sociedade egípcia antiga possuía uma vida muito diversificada, já que a sociedade era muito complexa. Em função do grande desenvolvimento cultural, econômico e social, os egípcios possuíam uma vida cotidiana marcada por várias atividades.
Alimentação
A alimentação dos mais pobres (camponeses, escravos) era composta basicamente por pão e água. Raramente comiam carne e frutas.
Já os mais ricos (faraós, sacerdotes, chefes militares, ricos comerciantes) possuíam uma alimentação bem variada. Além de pão, consumiam muita carne animal (boi, porco e peixe), queijos, frutas e legumes. O cardápio era composto também por vinho e uma espécie de cerveja.
Habitação
As casas dos mais pobres eram simples e pequenas. Geralmente eram feitas de barro ou pedras. Com apenas um cômodo, quase não possuíam móveis. Os camponeses dormiam em esteiras ou palhas jogadas no chão. Os utensílios domésticos eram pequenos copos, potes e vasos de cerâmica.
As casas dos mais ricos eram grandes e espaçosas, compostas por vários cômodos. Feitas de tijolos de barro, possuíam em seu interior vários utensílios e móveis (cadeiras, camas, mesas, bancos). Eram decoradas por dentro e recebiam pintura interna e externa. Os faraós habitavam em palácios onde o luxo e o conforto eram as marcas principais.
Diversão
A natação, lutas e jogos de tabuleiros eram as formas de lazer mais comuns no Egito Antigo. Os mais ricos divertiam-se também com competições no rio Nilo, usando embarcações.
As crianças gostavam de brincar com bonecos feitos de madeira e bolas. Brincadeiras coletivas, baseadas em danças e jogos de equipe também eram comuns entre os pequenos egípcios.
Roupas
Como o clima no Egito Antigo é quente e seco, as roupas eram leves e finas. Homens camponeses e artesãos vestiam apenas pedaços de tecido amarrados na cintura. As mulheres vestiam vestidos simples ou túnicas.
Os mais ricos, principalmente nobres, usavam roupas com muitos enfeites. As mulheres abusavam das jóias e vestidos com bordados com contas. Era comum entre os homens nobres o uso de uma espécie de saiote com pregas.
Transportes
Os egípcios usavam muito o rio Nilo como via de transporte de mercadorias e pessoas. Para tanto, embarcações de todos os tamanhos eram utilizadas. As embarcações grandes eram feitas de madeira, enquanto as pequenas eram de fibras de papiro. Cavalos, camelos e bois também eram usados como meios de transportes.
Educação
No Egito Antigo existiam as "Casas de Vida". Eram espécies de escolas avançadas, que serviam também como biblioteca, oficina, arquivo e local para copiar manuscritos. Somente os sacerdotes e escrivas tinham acesso a estas instituições de ensino.
QUESTÕES
1- FAÇA UMA COMPARAÇÃO COM SUA ALIMENTAÇÃO E A DOS EGÍPCIOS ANTIGOS.
2- O QUE DIFERENCIA A EDUCAÇÃO ATUAL DA DO EGITO ANTIGO?
3- QUAL A DIFERENÇA ENTRE A DIVERSÃO DAS CRIANÇAS EGÍPCIAS E DAS CRIANÇAS DE HOJE?
4- COMO ERAM AS CASAS EGÍPCIAS DOS POBRES E DOS RICOS?
5- QUE CASA VOCÊ TEM HOJE E QUE CASA VOCÊ SONHA TER?
6- QUAIS AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS MEIOS DE TRANSPORTES ATUAIS E DOS EGÍPCIOS ANTIGOS?
7- COMO É O VESTUÁRIO ATUAL E DOS EGÍPCIOS ANTIGOS?
8- DIGA O QUE VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE NESSE TEXTO SOBRE O EGITO ANTIGO.
EGITO ATUAL E ANTIGO
http://www.youtube.com/watch?v=TeZ0RK7eLJI
http://www.youtube.com/watch?v=bbBlNgb4Ls8
OS DEUSES EGÍPCIOS
http://www.youtube.com/watch?v=WQ_TZm2TfkI
EGITO ATUAL E ANTIGO
http://www.youtube.com/watch?v=TeZ0RK7eLJI
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OS DEUSES EGÍPCIOS
http://www.youtube.com/watch?v=WQ_TZm2TfkI
Até breve. Prof. Carlos.